domingo, 22 de janeiro de 2012

Não Quero, Não Gosto!!!

Nem sempre é fácil convencer os miúdos a comer o que queremos, é comum dizerem que não gostam mesmo antes de terem provado, fazem birras, gritam, choram, fazem um verdadeiro pesadelo de qualquer refeição. Ceder não é solução, mas obrigar também não, por isso deixo aqui algumas dicas interessantes que encontrei no site da Vila Filhos.




Escolha alimentos pequenos: 
Alimentos em miniatura fazem com que as crianças sintam que aquilo foi feito só para ela. Mini legumes ou ovinhos de codorna, por exemplo, podem ser um belo estímulo.
Capriche na apresentação do prato: 
Se já acontece com os adultos, imagina então com as crianças? Ela comem ainda mais com os olhos, isso quer dizer que um prato bonito e colorido faz toda a diferença. Você pode até montar carinhas e bonequinhos com os legumes. Quem disse que brincar com a comida é errado?
Ofereça primeiro o que ele menos gosta: 
O melhor para a criança que não come verduras é tê-las à vista antes dos outros pratos da refeição. É que ela estará com mais fome e então fica mais fácil acertar esses alimentos.
Deixe a criança participar das escolhas e da preparação dos alimentos: 
Peça para a criança escolher um prato e os pais escolhem outro. O mesmo vale para quando a família vai a um restaurante: a mãe pode sugerir que ela escolha o prato do filho e o filho escolhe o dela.
Informação mais detalhada aqui

*Outra dica é levar os miúdos para a cozinha, pode parecer assustador, já está a imaginar 3 horas para conseguir fazer o jantar e tudo sujo. 
Mas não é assim, as crianças gostam de aprender e ajudar, explique com calma o que fazer, e juntamente com eles execute a tarefa, explique que o fogão e objectos cortantes são só para os adultos e vai ver que eles vão adorar a experiência que por sua vez lhes vai suscitar a curiosidade de provar o que prepararam.

Sem comentários:

Enviar um comentário