sábado, 4 de fevereiro de 2012

Sumo de fruta pode reduzir a absorção de medicamentos e não devem ser ingeridos em simultaneo



Segundo um estudo na University of Western Ontario, os cientistas apresentaram, no encontro nacional da American Chemical Society, novas certezas para comprovar que ingerir sumo de determinadas frutas, como o de toranja, maçã ou laranja com medicamentos, pode reduzir ou mesmo anular a absorção de determinadas drogas, prejudicando assim o efeito benéfico dos medicamentos.  
Segundo o coordenador da pesquisa, o professor de fármologia David Bailey, entre as medicações estão algumas utilizadas para tratamentos cardíacos, cancro e rejeição de órgãos transplantados, estão também incluídos os medicamentos para o tratamento de alergias e infeções.
No último estudo a equipa de Bailey deu Fexofenadina (anti-histamínico, a voluntários saudáveis.
Alguns voluntários tomaram o medicamento com um copo de água, outros com sumo de toranja e um terceiro grupo tomaram o medicamento com água acompanhada de Naringenina (ingrediente ativo da toranja).
Os resultados foram os seguintes:
O grupo que tomou o medicamento acompanhado do sumo de toranja, absorveu apenas metade do medicamento, comparando com os que o tomaram apenas com água natural.
Segundo Bailey, a naringenina (ingrediente ativo da toranja), bloqueia um “transportador” da droga, conhecido como OATP1A2, que tem a função de transportar o medicamento do intestino até à circulação sanguínea. Este bloqueio diminui a absorção da droga e neutraliza o seu efeito benéfico.
Bailey afirma ainda que o sumo de toranja, maçã e laranja diminuíram a absorção da etoposida (agente usado no tratamento do cancro), alguns beta-bloqueadores (usados no tratamento de ataques cardíacos) e coclosporina (usada no tratamento da rejeição a órgãos transplantados) e em alguns antibióticos.

Sem comentários:

Enviar um comentário